Eng | Pt

O que é o business coaching

O Business Coaching visa melhorar o seu desempenho profissional.

O Business Coaching é apenas e tão-somente o especializar das técnicas e métodos do Coaching aos desafios próprios da nossa vida profissional.

Visa, no fundo, ensinar-nos a aumentar a nossa força interior, a criar mudanças positivas em nós próprios, bem como a potenciar essa mudança junto das pessoas que nos rodeiam: clientes, equipa, família, amigos e relações profissionais.

Por exemplo, ao nível de posições de liderança: o Business Coaching pode ajudar líderes empresariais a crescer e a melhorar o seu desempenho, a reduzir ou a eliminar os seus “ângulos mortos” e a estar abertos a feedbacks construtivos. O Coaching não só reduz a probabilidade de falhar e o risco de esgotamento prematuro, como também fornece um ambiente no qual o executivo pode expressar os seus medos, falhas e sonhos. [1]

E a verdade é que o Business Coaching pode ajudar-nos a todos, independentemente da nossa função ou posição profissional: a sermos melhores no que fazemos, potenciando os nossos próprios recursos e ajudando a eliminar os nossos pontos mais fracos.

Pense nisto:
Alguma vez teve medo de dar um discurso em público? De fazer uma apresentação aos colegas de trabalho? Sente dificuldades em lidar com determinados colegas?

Todos nós já passámos por uma situação profissional com a qual não sabemos ou temos dificuldades em lidar… A nossa reacção natural? Simplesmente desejar que aquele momento termine, para que possamos “esconder-nos” nalgum lado, regressar à nossa “paz”, à nossa “zona de conforto”!

É o que normalmente se designa de “nível extremo de emoção”, que causa “níveis extremos de pensamento”. [2]

Se aprendermos a reconhecer, lidar, controlar e, até, alterar as nossas emoções perante as circunstâncias que as transformam no tal “nível extremo”, saberemos controlar os nossos níveis de pensamento, os nossos níveis de reacção e, a final, a fazer funcionar em nosso favor uma situação potencialmente adversa (a transformar em “vantagem” os nossos “pontos fracos”).

Business Coaching & Hipnose Conversacional

A inclusão da Hipnose Conversacional nas suas sessões de Coaching pode potenciar exponencialmente a mudança e os resultados que procura.

A primeira coisa a perceber é que a Hipnose não é magia, não vai pôr-nos a “dormir”, não visa controlar a nossa mente, nem “plantar” ideias dentro de nós, e muito menos fazer-nos revelar informações que queríamos manter em segredo.

O que a Hipnose tenta conseguir é o acesso ao nosso subconsciente para enfrentar e resolver um problema particular ou atingir um objetivo. E, via de regra, este acesso alcança-se apenas com o nível certo de concentração.

E se eu dissesse que posso transformar o seu maior medo na sua maior motivação?

Porque é que os CEO’s têm coaches hoje em dia? Na verdade, poderá dizer-se, as gerações prévias não precisavam de Coaching e tudo corria bem…

Acontece que os Presidentes e CEO’s de hoje estão a enfrentar mais pressão do que alguma vez enfrentaram. Líderes empresariais estão, entre o mais, a lidar com mercados, tecnologias e mão de obra em rápida transformação, maior escrutínio financeiro e legal.

E a verdade é que os executivos ao mais alto nível que acreditam que podem fazer tudo sozinhos têm mais probabilidades de esgotamento, de tomar más decisões ou, até, de perderem a capacidade de sequer tomar decisões – o que, potencialmente, pode resultar numa perda de oportunidades e de recursos humanos e financeiros.[1]

Aliás, em bom rigor, todos nós enfrentamos, hoje em dia, um mercado de trabalho desafiante, competitivo e extremamente stressante.

As contrariedades externas ou internas (os tais “níveis extremos de emoção”) podem ser geridas e controladas. É isto que o Coaching e a Hipnose podem fazer por todos nós: ao aprendemos a controlar as nossas emoções, passamos a controlar os nossos pensamentos – os desafios passam a ser encarados de “mente limpa”, a nossa produtividade e rentabilidade saem a ganhar, bem como a nossa capacidade organizativa, de gestão de tempo, de tarefas ou de trabalho em equipa. Estes, são, naturalmente, apenas alguns exemplos. As potencialidades do Coaching e da Hipnose vão apenas depender do quanto e em que direcção queremos crescer profissionalmente.

Para mais informações ou para marcar uma sessão comigo, por favor contacte-me aqui.

[1](Ray Williams, author of Breaking Bad Habits and The Leadership Edge.)
[2](Head Hacking – Free Your Mind Part 3 – The Automatic Imagination Model, 2012.)

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Facebook
Google+
http://www.focusperformance.pt/business-coaching/
LinkedIn
SHARE